terça-feira, 21 de abril de 2009

Proposta 1 - Concessão de Àrea Comum para Exploração de Terceiros

Uma das propostas que quero levar a discussão da assembléia é esta, uma ação voltada para o novo paradigma dos condomínios sintonizados com a situação econômica vigente, uma espécie de Parceria Público Privada que tende a trazer benefícios para ambas as partes.
Como funcionaria?
Valendo-se da nobre localização de nosso patrimônio (Av. Trompowsky frente, Rua Santo Inácio de Loyola fundos ) concederíamos, em contrato de concessão temporária, uma àrea de aproximadamente 120 m2 junto a nossa saída de fundos na Rua Santo Inácio de Loyola (atualmente subutilizada) por um período de 10 à 15 anos, com aluguel fixado (corrigido pela inflação) durante este período. Findo o contrato a àrea retornaria a posse do condomínio com opção ou não de re-alugá-la a empresa parceira, em caso positivo com incremento de valor caso a empresa construa benfeitorias no local para sua exploração.
Como a empresa ganha?
A empresa parceira ganha a medida que não comprará o terreno no qual construirá seu empreendimento (um terreno nas mesmas proporções hoje em localização semelhante custa aproximadamente R$ 420.000,00) e o poderá explorar por uma década ou mais tornando assim seu gasto com aluguel mensal e o custo com a construção de sua benfeitoria baixos perto do investimento atrelado a compra do imóvel.
Como o condomínio beneficia-se?
Primeiramente com a entrada da renda advinda do aluguel mensal da àrea (estimado em R$ 5.000,00 com correção inflacionária anual), posteriormente com o englobamento da àrea construída pela empresa parceira pós findo o contrato de concessão temporária, ou seja, receberíamos aluguel mensal por 10 ou 15 anos e ainda no fim deste período ganharíamos uma àrea construída valorizada numa das localizações mais nobres do Centro de Florianópolis.
No meu entendimento este processo pode ser caracterizado, devido às circunstâncias observadas atualmente, como uma negociação ganha-ganha. Sondagens já foram realizadas neste sentido e tiveram boa aceitação, respostas externas que fortalecem a intenção de trazer esta idéia a pauta de discussões da assembléia de condomínio como uma das formas de angariarmos receitas externas para aplicação em melhorias no nosso patrimônio conjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário